Meu Carrinho
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!
X

Envie sua Mensagem

Aguarde, enviando contato!

Topo

[email protected] | (31) 99942-9706
MENU

O que é SEO e como aumentar as visitas do web site

Descubra o que é SEO e conheça dicas incríveis para aumentar as visitas orgânicas de um site e aparecer na primeira página de busca do Google.

Por Herman Monteiro dia em Blog

O que é SEO e como aumentar as visitas do web site
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp

Descubra o que é SEO e como essa estratégia de marketing digital pode alavancar o seu negócio. Através de dicas infalíveis vamos ajudar você a aumentar as visitas orgânicas do seu site para que apareça na primeira página de busca do Google, Bing e outros.

Então, não consegue encontrar seu site nos resultados de pesquisa do Google? Entendemos sua preocupação, já que o principal objetivo da maioria das empresas que investem em marketing digital é conquistar um espaço na primeira página, ou ainda melhor, nas primeiras posições dos mecanismos de busca.

Afinal, o que todos querem mesmo é receber cliques sem pagar nada! Esses acessos sem custo em seu site é chamado de tráfego orgânico que são provenientes de uma boa estratégia de SEO aplicada com sucesso em seu site.

De fato, não sabe o que é SEO e se você tem problemas com vendas, uma das razões é a falta de visitas no site da empresa, ou seja, o tráfego. Saiba que o tráfego desempenha um papel importante na localização do seu site na Internet. Também tem se observado que as redes sociais influenciam bastante no aumento dos acessos, mas isso é assunto para outro post.

Então, o que você quer saber agora é como aumentar o número de visitantes em seu site, certo? Antes de mais nada, você precisa saber o que é SEO e como usá-lo a seu favor.

Essas três letrinhas mágicas podem ampliar as visualizações do seu site, bem como melhorar o percentual de conversões e vendas. Portanto, o que você precisa fazer para sua empresa alcançar um bom posicionamento no Google é investir em uma estratégia de otimização. Em seguida, falaremos melhor sobre isso.

O que é SEO?

SEO, também conhecido como "Otimização de mecanismo de pesquisa", é o processo de fazer melhorias no seu site para obter melhores classificações nas buscas no Google. Graças ao SEO, você pode aumentar o desempenho do seu site e atingir um público maior. Estar acima da concorrência pode ser um desafio, mas é totalmente possível usando a melhor técnica de SEO.

Se você otimizar seu site, poderá ser colocado em posições mais altas nas páginas de resultados de pesquisa. Mas, para se destacar, primeiro você precisa saber como os mecanismos de pesquisa funcionam e como otimizar seu site para eles.

Agora que você já sabe o que é SEO, saiba como funcionam os mecanismos de pesquisa, em especial o Google!

Como o Google funciona?

Existem muitos fatores que determinam os resultados dos mecanismos de pesquisa. No entanto, os mais importantes são o nível de interesse, autoridade e personalização. Portanto, compreender esses sinais e otimizar seu site de acordo com eles oferecerá uma vantagem diante de seus concorrentes.

É essencial considerar esses fatores, pois o Google quer fornecer aos usuários apenas os resultados mais relevantes.  Sem dúvida, organizar seu site conforme as condições desse mecanismo de pesquisa significa alcançar o seu público-alvo imediatamente.

Os mecanismos de pesquisa fazem alterações no algoritmo a cada ano. O objetivo é fornecer resultados mais relevantes aos pesquisadores. Eles fazem todos os tipos de melhorias e alterações para oferecer uma experiência de melhor qualidade.

Algumas mudanças são enormes e afetam um grande número de sites. Outras são pequenas e você quase não percebe. No entanto, há uma coisa que você deve saber: é preciso escolher as palavras-chave certas para obter uma boa quantidade de tráfego orgânico de todos os conteúdos que você publicar.

O que são palavras-chave? Por que são importantes para SEO?

Palavras-chave são cruciais para sua estratégia de SEO. Portanto, pesquise e faça as escolhas certas. Primeiro, saiba quem é seu público-alvo e do que ele precisa. Você não pode otimizar sua página para centenas de termos diferentes. É por isso que deve escolher palavras específicas.

O processo de pesquisa de palavras-chave consiste em relacionar fatores de frequência e concorrência. Isso ajuda a descobrir quais termos contribuem para direcionar mais tráfego ao seu site. Então, o seu objetivo deve ser incluir palavras-chave relevantes que descrevam o seu negócio. Isso tornará sua empresa mais visível nos mecanismos de pesquisa.

Aqui na Aeros nós utilizamos o Ubersuggest para pesquisar e analizar palavras chaves.

O que é otimização para SEO?

Como o nome sugere, a otimização está relacionada a alterações feitas no site, isso é fundamental para saber como o seu conteúdo é mostrado aos usuários. Os resultados do mecanismo de pesquisa incluem um título, descrição e URL do site, e essas são as áreas que você precisa melhorar ao começar a otimizar sua página na Internet.

Você deve inserir um título descritivo e uma descrição exclusiva para cada página do seu site. Além disso, garantir uma estrutura de URL clara e intuitiva. Conheça alguns princípios básicos que você deve aplicar em seu site:

  • Forneça conteúdo novo e relevante para o seu setor de mercado;
  • Use um título e descrição exclusiva para cada página;
  • Estabeleça um link interno com o texto âncora alvo, mas não o exagere aqui;
  • Certifique-se de usar os títulos (H1, H2 e H3) corretamente;
  • Preste atenção à otimização de URL e uso de tags ALT;
  • Verifique se você tem um site otimizado para dispositivos móveis;
  • Você deve se concentrar na velocidade de abertura do seu site.

Por que seu negócio deve aparecer na primeira página do Google?

De acordo com pesquisas, quase 93% das experiências na Internet começam no mecanismo de pesquisa do Google. A parte surpreendente é que 75% das pessoas nem sequer clicam na segunda página dos resultados, ou seja, a concentração de cliques se mantém nas primeiras posições de busca.

Portanto, quando você encontra sites de concorrentes com uma classificação mais alta do que seu site no Google, saiba que eles estão investindo em SEO para melhorar seus rankings.

Estudos comprovam que as visitas a sites são um importante indicador da popularidade de uma página online e, tecnicamente, quanto mais visitantes um site recebe, mais popular ele se tornará. Existem várias maneiras pelas quais as pessoas podem descobrir um site, destacamos algumas delas abaixo:

  • Emails;
  • Domínios de referência;
  • Rede social;
  • Anúncios pagos;
  • Pesquisa orgânica.

Esses fatores e sinais de classificação são os que mais contam para o tráfego do seu site.

Principais fatores de classificação do tráfego

  • Visitas diretas ao site;
  • Tempo no site;
  • Páginas por sessão;
  • Taxa de rejeição;
  • Domínios de referência totais;
  • Total de backlinks;
  • Total de backlinks seguidos;
  • Tamanho do conteúdo;
  • Segurança do site (HTTPs);
  • Total de âncoras;
  • Palavra-chave ancorada;
  • Palavra-chave no corpo;
  • Densidade da palavra-chave;
  • Palavra-chave no título;
  • Palavra-chave na meta-descrição;
  • Vídeo na página.

Quando você olha para esta lista, fica claro que o tráfego terá um papel importante no sucesso do seu site. No entanto, o Google está mais focado em como os usuários encontram seu site e no que fazem nele do que em quanto tráfego mensurável está recebendo.

Ações do usuário

Simplesmente ganhar mais tráfego direto não trará o seu site para a primeira página. Você precisa de tráfego de qualidade. O Google presta atenção aos fatores que sugerem que seu site atende às necessidades de pesquisa do usuário. Entre os fatores de classificação que você precisa atingir estão os seguintes:

Tempo no site

Outro fator de classificação é quanto tempo os usuários permanecerão em seu site quando chegarem lá. Os usuários vão ler o seu conteúdo ou passaram apenas alguns segundos na página? O pouco tempo no site mostra ao Google que ele não está atendendo às necessidades das pesquisas de seus usuários.

Por outro lado, os usuários que permanecem bastante tempo é um sinal de que se interessaram pelo conteúdo. Certamente, você deseja garantir que seu site seja otimizado não apenas para palavras-chave de alto volume de pesquisa, mas também para palavras-chave relevantes. Por exemplo, se o seu negócio é pet shop, deve ter o melhor resultado para buscas de banho e tosa na sua região.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição do seu site é o número de usuários que saem do site depois de visualizarem uma única página. Sem dúvida, esse é um indicador de que algo está errado. De acordo com pesquisas, quanto maior a posição de uma página no Google, menor a taxa de rejeição.

Uma taxa de rejeição mais alta mostra ao Google que a página tem pouca relevância para as pesquisas. Nesse caso, convém melhorar as palavras-chave que você está usando atualmente, assim garantirá que elas sincronizem com seu negócio.

Para ajudar seu site a melhorar cada um desses fatores de classificação, você deve produzir conteúdo atraente e de qualidade.

8 Maneiras de melhorar o tráfego em seu site

A boa notícia é que existem vários métodos que você pode empregar para aumentar suas chances de obter uma classificação mais alta nas pesquisas do Google. Confira abaixo:

1 - Melhore a velocidade de carregamento da sua página

A velocidade de carregamento da sua página é muito importante por alguns motivos. Primeiramente, se a velocidade for baixa, o Google reconhecerá isso, o que vai prejudicar sua classificação. Além disso, um site lento tende a oferecer interações negativas aos visitantes, o que também afetará seus rankings.

Conforme pesquisas, se a página demorar mais de 3 segundos para carregar, a maioria dos visitantes abandona o site. E pior, cerca de 80% desses visitantes não voltarão mais. Isso terá um efeito terrível em seu ranking de SEO.

No entanto, se a página carregar rapidamente, as pessoas continuarão voltando. O algoritmo do Google reconhecerá a popularidade do seu site e ajustará sua pesquisa. Portanto, é muito importante otimizar o tempo de resposta do servidor e a velocidade da página.

2 - Otimize suas imagens do seu site

Imagens são ótimas para o seu site, mas você deve garantir que elas sejam otimizadas corretamente para melhorar seu ranking de SEO. Refiro-me a fatores como tamanho e formato do arquivo.

Saiba que imagens enormes podem diminuir o tempo de carregamento da página e prejudicar sua classificação. A dica é redimensionar suas imagens e colocar estrategicamente palavras-chave no título, na descrição e na legenda.

3 - Qualidade do conteúdo publicado gera o aumento das visitas no site

Com que frequência você está atualizando seu site? Se você não publicou nada desde a semana passada, não terá um bom ranking de SEO no momento. Para direcionar mais tráfego para seu site e aumentar sua popularidade, você deve fornecer aos visitantes um motivo para continuar voltando.

Um site deve disponibilizar informações sobre produtos e serviços de sua empresa. Além disso, esclarecer as dúvidas dos clientes e se possível gerar conteúdo que ofereça aprendizado para formar opiniões e consequentemente a tomada de decisão pela compra.

Uma das melhores formas de gerar conteúdo de qualidade para seu público-alvo é a criação de um BLOG dentro do site. Dessa forma, você pode oferecer um conteúdo qualificado e focado nas dores do seu cliente a fim de ajudá-lo a obter melhores resultados.

Quando você cria um blog e começa a publicar assuntos relacionados ao seu nicho de mercado, as pessoas passam a encontrar sua empresa mais facilmente. Isso porque pesquisaram por algum termo específico relacionado ao assunto do artigo.

Por exemplo, se você acessou este site pela primeira vez e abriu direto este conteúdo, isso ocorreu porque você pesquisou por algo relacionado a "aumentando as visitas do site"  ou "como aumentar as visitas do meu site" ou "o que é SEO" e assim por diante.

Mas também é importante você saber que, não adianta apenas sair escrevendo de qualquer forma. O ideal, antes de começar a criar conteúdo, é definir as palavras chaves.

Caso tenha dúvidas sobre como criar um blog ou queira receber mais dicas como essa, basta deixar seu comentário no final deste artigo ou se cadastrar através do formulário ao lado.

Técnicas de SEO que podem ser aplicadas em seu site:

  • Definições de palavras-chave;
  • Descrições de páginas e nomenclaturas de títulos;
  • Desenvolvimento de sitemaps;
  • URLs amigáveis;
  • Título em todas as imagens;
  • Reestruturação de links;
  • Organização do conteúdo da página através da boa semântica;
  • Definição de metatags;
  • Responsividade (se ajusta a todos os dispositivos móveis).

4 - Usar links internos e externos

Há certas coisas que você pode fazer para aumentar a credibilidade do seu site. Por exemplo, citações, dados e pesquisas vinculadas a fontes confiáveis (links externos). Além disso, você também deve adicionar links internos, pois esses links direcionam os visitantes para outras páginas do seu site.

5 - Verifique se o seu site é legível

Lembre-se de seu público-alvo quando estiver desenvolvendo conteúdo para o seu site. Portanto, fale de uma maneira que a maioria das pessoas entendam facilmente.

Lembre-se também de usar palavras de transição SEO em seus textos, assim poderá melhorar a legitimidade do conteúdo. Geralmente, os blogs em WordPress tem um plugin chamado Yoast SEO que indica quais são os ajustes necessários para a formatação do texto, tudo isso voltado para os motores de busca da Internet.

6 - Formate corretamente suas páginas

O layout do seu site deve ser limpo e organizado. Considere também coisas como tipografia e tamanho da fonte. Você pode usar texto colorido, itálico e fontes em negrito, com itens como listas de verificação e marcadores que facilitam a digitalização do conteúdo pelos visitantes.

A forma como o texto é formatado facilita a leitura das pessoas, especialmente se houver marcadores. Se o seu site estiver cheio de fotos, cores, anúncios e blocos de texto, ele não parecerá confiável. A arquitetura e a navegação do seu site se enquadram nessa categoria, pois um formato e design claros vão melhorar sua classificação de SEO.

Em resumo, um site bem planejado possui toda uma semântica que interliga os tópicos da página e isso é fundamental para que os robôs de busca do Google e Bing entendam seu conteúdo e pontue como relevante.

Confira na imagem a seguir um exemplo de semântica aplicada no site de um dos nossos clientes através de técnicas do HTML5:

O que é SEO e como aumentar as visitas do web site

Site:Saúde para Pets

7 - Escolha as melhores palavras-chave

O principal papel desempenhado nessa fórmula são as palavras-chave, e seu objetivo deve ser o de incluir palavras que as pessoas procurarão em todo o conteúdo. No entanto, você deve fazê-lo com moderação e, se for exagerado, o Google vai perceber, e isso terá um efeito negativo em seus rankings.

As palavras-chave devem se encaixar naturalmente nas frases e, se você as incluir nas tags de cabeçalho e até nas legendas das imagens, poderá usar palavras-chave de cauda longa que são frases de três ou quatro palavras encontradas em uma pesquisa.

Por exemplo, alguém provavelmente não digitará a palavra "celular" quando estiver procurando algo, mas poderá digitar a frase "empresa que conserta celular". Se a sua palavra-chave corresponder à pesquisa deles, seu site terá uma chance maior de obter uma classificação mais alta nos motores de busca da Internet.

8 - Use infográficos para melhorar o SEO do seu site

Ninguém pode negar que os infográficos causam um grande impacto em SEO, mas você deseja que eles sejam poderosos. Para fazer isso, você deve fazer duas coisas, focar no design e no conteúdo. A maioria das pessoas tende a ignorar o conteúdo ao criar infográficos, e o resultado é que não apresentam um bom desempenho.

Outro truque que você pode usar quando se trata de infográficos é garantir que eles estejam se movendo, pois os dados e as visualizações manterão o leitor conectado.

Ferramenta SEO – Análise e planejamento

Você também pode utilizar ferramentas de análise que ajudam a identificar e corrigir erros internos no seu site (seja erros de semântica ou técnicos), além de ajudar no planejamento de SEO.

A ferramenta SEO que nós utilizamos em todos os projetos aqui na Aeros é a SE Ranking. A SE Ranking é, atualmente, a melhor ferramenta de análise e planejamento de SEO do mercado. Através desse recurso digital é possível descobrir:

  • As palavras-chave de maior relevância para seu negócio;
  • O posicionamento de suas palavras-chaves nas pesquisas orgânicas;
  • As estratégias de marketing digital mais usadas pela concorrência e os resultados obtidos em cada um delas;
  • Os backlinks de sua página ou de outros sites do seu nicho de negócio;
  • E várias outras informações relevantes que irão ajudar a impulsionar seu negócio na web.

Em suma, usando as funcionalidades do SE Ranking você poderá analisar o que está dando certo e errado para seus concorrentes. Além disso, monitorar a performance de sua página e descobrir ações que podem ser realizadas para aumentar as visitas do seu site.

Conheça o SE Ranking

Conclusão: você precisa de uma agência de SEO

Por fim, SEO é a chave do sucesso! Mas, saiba que você não precisa fazer um curso de SEO para alcançar as primeiras posições no Google. Se você implementar algumas das dicas que leu neste post, certamente irá melhorar progressivamente o ranqueamento do seu site.

Então, não perca tempo e conte com a ajuda de uma agência de SEO para a realização de uma análise profunda e detalhada do seu site. Assim, conseguirá aumentar os acessos, e por consequência as conversões, vendas e faturamento. 

E é isto ai, estas foram as dicas rapidas de hoje!

Gostou deste conteúdo? Se sim, então compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário abaixo.

E caso queira Conquistar muito mais clientes ao ser encontrado no Google, saiba que a Aeros Agência Digital além de utilizar as melhores TÉCNICAS DE SEO aplicadas em seu projeto também oferece outras soluções de MARKETING DIGITAL para impulsionar os resultados do seu negócio na internet.

Imagine o poder destas duas estratégias aplicadas em seu site ou loja virtual?

QUE RECEBER O CONTATO DE UM ESPECIALISTA!

PS: Você também pode solicitar um atendimento através do WhatsApp -> (31)99942-9706


No mais fico por aqui, um abraço e bons negócios!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo!

Posts Relacionados

Leia Outros conteúdos relacionados a este mesmo assunto