Meu Carrinho
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!
X

Envie sua Mensagem

Aguarde, enviando contato!

Topo

[email protected] | (31) 99942-9706
MENU

O que é ecommerce e como começar do zero: 7 Dicas Valiosas

Se você está interessado em iniciar um negócio online do zero, precisa saber o que é ecommerce e como pode ser um empreendimento altamente lucrativo.

Por Herman Monteiro dia em Blog

O que é ecommerce e como começar do zero: 7 Dicas Valiosas
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp

Você sabe o que é ecommerce? Para quem nunca ouviu falar do termo ecommerce antes, a primeira pergunta que vem à mente é a seguinte: o que é ecommerce? 

Saiba que esse setor de mercado, também conhecido como comércio eletrônico, está prosperando. De fato, todo mundo está comprando online, e descobrindo o que é ecommerce e com isso, as empresas estão se beneficiando dessa tendência. Então, se você já possui uma loja física e deseja expandir para o ambiente online ou se está interessado em iniciar um negócio online do zero, precisa saber o que é ecommerce.

Sem dúvida, um site de ecommerce pode ser um empreendimento altamente lucrativo. Mas antes que você possa começar a pensar em suas margens de lucro e na venda de produtos online, primeiro crie um site de comércio eletrônico.

Para aqueles que nunca fizeram isso antes, pode parecer uma tarefa complicada. No entanto, criar um ecommerce do zero é muito fácil. Neste post explicamos tudo sobre vendas online com maiores detalhes.

O que é ecommerce?

Ecommerce é uma versão abreviada da frase "comércio eletrônico", que descreve qualquer tipo de pagamento por bens ou serviços online. “Loja virtual” é outro termo muito usado para se referir a um ambiente de compras e vendas online. Existem diferentes tipos de produtos vendidos em um ecommerce.

Por exemplo: produtos físicos ou produtos digitais.

Assim, os sites são diferenciados. A maioria das empresas vende produtos físicos, ou seja, algo que pode ser enviado pelo correio até chegar às mãos do comprador, como peças de vestuário, sapatos, aparelhos eletrônicos, etc.

Por outro lado, os produtos digitais vendidos online estão disponíveis para o cliente fazer o download dos arquivos imediatamente, sem a necessidade de algo ser enviado para o endereço do comprador.

Ecommerce: como funciona?

Os negócios online abrem uma ampla gama de possibilidades para as empresas, já que oferecem a oportunidade de atingir um  número maior de consumidores,  independentemente de onde eles estejam. Além disso, a redução de custos em termos de aluguel de instalações físicas. Qualquer pessoa pode vender na internet, criando um ecommerce do zero.

Para isso, você precisa de um site que ofereça uma boa experiência ao consumidor. Certamente, uma das maiores vantagens de um site de vendas online é a possibilidade de  segmentar diferentes públicos. Isso significa melhorar a eficácia das ações de comunicação e marketing, lançando campanhas especializadas.

Não apenas através de uma página da web, mas também através das  redes sociais. Essa é uma fonte informativa de muito impacto, permitindo que você se aproxime e conheça mais seu público-alvo. O comércio eletrônico tem sido fundamental para as pequenas empresas crescerem e acessarem outros mercados, algo muito difícil de alcançar através de meios tradicionais.

Agora que você já sabe o que é ecommerce na prática e como funciona, vamos dar algumas dicas para você entrar nesse negócio hoje mesmo!

7 dicas valiosas para seu ecommerce

Reunimos 7 dicas importantes para você criar um ecommerce do zero. Mas, não se preocupe porque você não está sozinho diante dessas novas informações, no final deste post saberá como ganhar uma ajudinha para começar.

1 – Acerte na compra do domínio

O domínio é o nome que você deve escolher para o seu ecommerce na Internet. Isso será sua identidade online. Lembre-se de que ter o nome de domínio correto é muito importante para o SEO, portanto, faça uma boa pesquisa e encontre o termo certo.

Confira algumas dicas: - O nome do domínio deve ser curto e fácil de lembrar. - Evite números e hifens. - Pesquise vários nomes disponíveis. - Use uma plataforma confiável para comprar o nome de domínio escolhido.

Aqui na Aeros, nós registramos domínios através do registro.br

2 - Escolha uma boa plataforma de hospedagem

Esse é um componente importante do ecommerce, portanto, antes de escolher a hospedagem certa, é preciso realizar uma pesquisa. Abaixo listamos algumas coisas que você deve considerar antes de contratar um provedor de hospedagem para sua loja virtual:

  • Escolha o servidor em nuvem se seu plano é expandir o tráfego em um futuro próximo;
  • Selecione um provedor de hospedagem amigável para o comércio eletrônico;
  • Escolha uma plataforma com suporte ao cliente 24h, durante 7 dias da semana;
  • Verifique a confiabilidade da empresa e o seu tempo de atividade no mercado;
  • Verifique os recursos de segurança e a velocidade disponível para o site;
  • Compare os planos oferecidos de diferentes plataformas de hospedagem.

Aqui na empresa, nós também oferecemos o serviço de hospedagem de sites e sistemas para nossos clientes.

3 - Defina as palavras-chave

A dica é realizar uma análise de palavras-chave adequada para sua página inicial, páginas de categoria e páginas de produtos. Escolha palavras de cauda longa que tenham altos volumes de pesquisa. O que acha de dar uma olhada nas palavras-chave que seus concorrentes estão usando?

Para estar à frente da concorrência, você precisa de uma estratégia abrangente de marketing digital para o seu comércio eletrônico. Assim, poderá dar mais visibilidade ao seu negócio e atrair mais clientes em potencial.

Além disso, é importante obter uma classificação alta nos principais mecanismos de pesquisa, estabelecendo o valor da empresa. Na verdade, as opções são muitas. Do marketing de conteúdo à criação de links, SEO, publicidade paga, etc.

- Melhore sua posição no Google

O processo de gerar mais tráfego a partir de mecanismos de pesquisa populares como Google, Bing e Yahoo é conhecido como SEO (Search Engine Optimization). 

Por exemplo, quando você digita algo no Google, é direcionado para a página de resultados da pesquisa, que mostra em torno de 10 sites. No entanto, se o seu site não estiver entre os dez principais resultados de pesquisa, há uma grande chance de você ter um baixo tráfego. 

Quanto maior a classificação na página de resultados de pesquisa, melhor o tráfego do site.

Em todos os nossos projetos, nós utilizamos o SE Ranking como ferramenta de analise e planejamento SEO, faça um teste grátis de 14 dias clicando no link abaixo!

Conheça o SE Ranking 

- Mantenha uma boa estrutura no site

A estruturação das páginas da sua loja virtual afeta sua classificação nos mecanismos de pesquisa, bem como a experiência do usuário. Portanto, facilite as coisas para seus visitantes encontrarem o que procuram em seu site. Tente manter a estrutura do site simples e escalável.

- Garanta o SEO na página

O próximo passo em que você deve se concentrar, depois de concluir a pesquisa de palavras-chave e a estruturação do site, é o SEO na página. Então, otimize principalmente duas das páginas mais valiosas, as páginas da categoria do produto e as páginas do produto. Para isso, você pode adotar os seguintes métodos:

  • Edite descrições e tags de título, incluindo as palavras-chave;
  • Adicione suas palavras-chave no texto alternativo das imagens;
  • Verifique se na descrição dos produtos constam suas palavras-chave.

Para acompanhar a receita gerada das campanhas do seu ecommerce, você deve configurar o Google Analytics. Nele você encontra um recurso de rastreamento de comércio eletrônico. Assim, é possível acompanhar com facilidade os dados de desempenho do produto.

Outra dica é garantir que o conteúdo do seu ecommerce seja compatível com dispositivos móveis. Saiba que um site otimizado para smartphone pode ajudá-lo alcançar um público maior, o que aumenta as vendas. Portanto, seu ecommerce deve ser facilmente acessado em computadores, tablets e outros dispositivos inteligentes.

4 – Publique imagens de alta qualidade e vídeos

As imagens são elementos importantes do design de um site de vendas online, portanto, devem ser nítidas, com boa resolução.  Além disso, você deve oferecer mais de uma imagem do mesmo produto em diferentes ângulos. Essas imagens devem descrever perfeitamente o que é o produto e como ele pode servir aos propósitos dos clientes.

Para muitos usuários, quando as imagens são insuficientes, o site passa a impressão de que não se importa em fornecer os recursos visuais necessários para que o cliente tome a decisão de comprar um produto específico. Por outro lado, sites que têm imagens de alta resolução dos produtos são vistos de maneira muito mais positiva pelos usuários.

Assim, geram mais confiança, favorecendo a decisão de compra. Além disso, acrescentar um vídeo de demonstração do produto em sua página não apenas oferece a seus clientes algo especial, mas também serve como um excelente impulsionador de tráfego quando você publica o mesmo vídeo para compartilhamento no YouTube e no Facebook.

5 - Adicione uma seção de blog no site

Ter uma página de blog separada em seu ecommerce é uma ótima ideia para direcionar mais tráfego para os seus produtos. Você pode ter produtos maravilhosos que muitas pessoas gostariam de ter, mas se ninguém visitar seu site, eles não serão vendidos.

Todas as empresas de ecommerce precisam de tráfego para o site para vender na internet. Mas como você atrai novos visitantes ao seu site?

Simplesmente, criando um blog.

Essa é uma das melhores maneiras de aumentar o engajamento e gerar tráfego para sua loja virtual. Ao publicar novas postagens no blog, isso mostra que seu site está sendo atualizado. E os motores de busca vão notar. 

Portanto, pensando nisso, você pode criar seu conteúdo com base em determinadas palavras-chave, atraindo mais visitantes. Ter mais páginas no seu site dará a você um impulso no SEO.

Um blog é uma maneira de criar conteúdo atraente, diferente de uma página de produto, o que tornará mais provável que as pessoas o compartilhem nas redes sociais. Os blogs são uma maneira de fazer você se destacar como uma autoridade em seu setor de mercado.

Nele você pode oferecer soluções para os problemas de seus clientes e responder a perguntas urgentes.

Você não sabe quais assuntos abordar em seu blog? Confira abaixo!

Ideias para conteúdo de Blog:

  • Tutoriais de instruções: Informe seus clientes em potencial como eles podem usar seus produtos para facilitar a vida deles;
  • Fale sobre os desenvolvimentos do seu setor de mercado, assim você pode se firmar como uma fonte de referência.
  • Descreva como seus produtos são fabricados. Saber mais sobre a fabricação, montagem ou criação do produto pode interessar o comprador.

Seja lá o que você escrever, encontre um ângulo interessante e não se concentre apenas na sua empresa. Se você fornecer algo de valor, as pessoas em breve estarão acessando seu site para obter mais informações e, fazer uma compra.

6 – Use o e-mail marketing

E-mail marketing é a solução porque é uma das ferramentas mais eficientes atualmente para vendas através da Internet. Mas, para que essa estratégia seja bem sucedida você precisa criar boas campanhas e enviar conteúdo relevante no tempo certo.

Para isso, saiba que tipo de conteúdo é mais atraente para seus clientes. Dessa forma, será possível criar uma comunicação melhor com seu público-alvo. A ideia aqui é oferecer conteúdo de valor para prepará-lo para a compra. Isso não é feito no primeiro e-mail, se trata de um processo bem planejado.

O marketing por e-mail é crucial para um ecommerce porque é uma maneira de você alcançar diretamente seus potenciais clientes. De acordo com pesquisas, o seu alcance pode ser de até 90%.

Além disso, e-mails custam mais barato e oferecem um melhor ROI (retorno sobre o investimento). Além disso, o e-mail pode complementar suas outras campanhas de aquisição de clientes, usando diferentes canais de marketing digital.

- Como criar uma lista de e-mails

Graças aos formulários de inscrição e às páginas de destino, você pode solicitar aos visitantes da sua loja virtual que deixem seu e-mail para receber mais informações sobre seus produtos, além de outros conteúdos relevantes.

Esses e-mails coletados através do seu site são conhecidos como “leads”. Captar cada vez mais leads deve ser um dos seus principais objetivos.

- Foco nas imagens e design

As campanhas de comércio eletrônico por e-mail geralmente se concentram em belas imagens e design chamativo. Mas isso não é suficiente para garantir que uma campanha de e-mail seja bem-sucedida.

Primeiro, comece com a sua linha de assunto.

Mais da metade de todos os destinatários de e-mail baseia sua decisão de abrir um e-mail nesse único fator. Em seguida, no corpo do e-mail, crie um titulo chamativo para os botões de ação. Todos os elementos e conteúdos usados no e-mail devem reforçar sua mensagem para converter os destinatários em compradores.

- Capacidade de medir os resultados

E é extremamente mensurável, ou seja, você pode facilmente medir os resultados de uma campanha de e-mail marketing. Existem estatísticas como taxa de abertura, taxa de cliques e taxa de conversão para avaliar a eficácia dos e-mails enviados.

A maior vantagem de poder rastrear tudo é a capacidade de diagnosticar onde é preciso fazer melhorias. Caso esteja vendo uma baixa taxa de abertura, a dica é trabalhar em cima do titulo/assunto do e-mail.

Se houver uma baixa taxa de conversão, considere usar páginas de destino para converter cliques em vendas. Por outro lado, quando há uma alta taxa de cancelamento de inscrição o melhor a fazer é examinar a frequência do envio de e-mails para garantir que você não exagere.

7 – Crie perfis em redes sociais

As redes sociais tornaram-se essenciais quando se trata de vender na internet e desenvolver reputação. Isso porque tem o poder de direcionar sua estratégia de marketing digital para seu público-alvo. Nelas, é possível criar campanhas bem fundamentadas e especializadas para vender, transmitir confiança e divulgar sua marca.

Outro aspecto a ser levado em consideração e, talvez o mais importante, seja o tráfego para seu site de vendas online. Conheça as duas melhores opções:

Facebook Como uma das redes mais populares e conhecidas no mundo, o Facebook permite que você desenvolva um relacionamento mais próximo com as pessoas que estão interessadas em seu produto.

No Facebook você pode postar conteúdo relacionado ao seu catálogo de produtos e convencer seu cliente em potencial a comprar.

Além disso, é possível divulgar produtos do seu ecommerce através do Facebook ADS, ferramenta de publicidade que gera campanhas baseadas no seu público-alvo. Portanto, seja criativo e interaja com seu público, criando engajamento e fidelizando clientes para facilitar a venda de seus produtos.

Instagram O Instagram é um forte aliado na divulgação do seu ecommerce. O ideal nessa rede é oferecer ótimas imagens do seu produto, de maneira que mostrem em detalhes as características do que você vende, sem esquecer-se das hashtags e de vincular o link da sua loja virtual em seu perfil. 

Nesta rede, você pode se dedicar a educar seus clientes através de imagens diferentes, além das características de seus produtos, para ir além da venda e se posicionar como especialista em seu setor.

Chegou a hora de criar o seu ecommerce!

Por fim, esperamos que todas as informações contidas nesta publicação tenham fornecido uma visão completa sobre o que é ecommerce e como você pode iniciar seu próprio negócio do zero.

O objetivo final de todas as pessoas que possuem um site de comércio eletrônico é obter mais tráfego, portanto, dominar o SEO pode ajudá-lo a atingir essa meta com facilidade. As estratégias de SEO contribuem para o sucesso de qualquer negócio online.

Então, gere conteúdo, crie tráfego para seu site e integre seu blog ao Facebook para que seus clientes em potencial possam fazer comentários nas páginas do seu produto, o que pode gerar autoridade através da aprovação social.

E é isto ai, estas foram as dicas rapidas de hoje!

Gostou deste conteúdo? Se sim, então compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário abaixo.

E caso queira Conquistar muito mais clientes ao ser encontrado no Google, saiba que a Aeros Agência Digital além de utilizar as melhores TÉCNICAS DE SEO aplicadas em seu projeto também oferece outras soluções de MARKETING DIGITAL para impulsionar os resultados do seu negócio na internet.

Imagine o poder destas duas estratégias aplicadas em seu site ou loja virtual?

QUE RECEBER O CONTATO DE UM ESPECIALISTA!

PS: Você também pode solicitar um atendimento através do WhatsApp -> (31)99942-9706


No mais fico por aqui, um abraço e bons negócios!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo!

Posts Relacionados

Leia Outros conteúdos relacionados a este mesmo assunto