Meu Carrinho
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!
X

Envie sua Mensagem:

Aguarde, enviando contato!

Topo

contato@agenciaaeros.com | (31) 99942-9706
MENU

Blog

Growth-Driven Design, a chave de ouro para alavancar os resultados com seu site

Descubra como esta metodologia ágil (GDD) pode influenciar diretamente no sucesso do seu negócio através da Web.

Por Herman Monteiro dia em Blog

Growth-Driven Design, a chave de ouro para alavancar os resultados com seu site
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Nesta última semana estive envolvido em um projeto cujo escopo se baseava na reformulação e otimização de um site que já esta no ar a algum tempo. Esta atualização foi necessária pois o site estava extremamente desatualizado em termos de design e conteúdo.

Este tipo de ação de melhoria (redesign) no momento em que é aplicado consome tempo e recursos financeiros, e a partir do momento em que está concluído costuma demorar alguns anos até que venha a obter uma nova atualização. Por este motivo resolvi escrever algo relacionado a Growth-Driven Design (GDD).

Growth-Driven Design ou GDD é uma metodologia ágil idealizada pelo Program Manager da HubSpot, Luke Summerfield, essa metodologia se baseia na publicação e atualização constante do conteúdo, código fonte, designer e estratégias de Inbound Marketing aplicadas em um Site.

Através do GDD é proposto um desenvolvimento gradual do site onde será realizado com bastante frequência a otimização do código fonte e layout além da revisão de todas as estratégias de captura e nutrição dos leads (Potenciais clientes).

Para entender melhor sobre a diferença entre Growth Driven Design e Desenvolvimento Tradicional, vamos analisar o infográfico abaixo:

O que é Growth-Driven Design e porque ele pode ser a chave de ouro para alavancar os resultados através do seu site?

Levamos em consideração o fator Impacto x Tempo, em um projeto tradicional é realizado um único briefing e logo em seguida inicia-se o desenvolvimento do site, este desenvolvimento tradicional varia entre 30 a 90 dias até ser entregue.

Geralmente, após 2 anos realiza-se um redesign do site em cima do que já existe e assim este ciclo vai se repetindo ano após ano... Acontece que tendências do mercado e necessidades dos clientes mudam com muita frenquencia e o resultado direto deste modelo tradicional de desenvolvimento e redesign será um site que em breve se tornará defasado e não mais alinhado com seus futuros leads.

Com o Growth-Driven Design (GDD) o site se mantém em constante atualização e de acordo com as necessidades de seus potenciais clientes além de estar sempre alinhado com as principais tendências de Inbound Marketing.

Os principais benefícios do GDD são:

  • Search Engine Optimization (SEO): Para que seu site seja bem ranqueado em mecanismos de buscas como Google e Bing é necessário que ele seja atualizado com bastante frequência, esta atualização constante mantém a codificação sempre alinhada com as principais técnicas de SEO.
  • Aprimoramento estratégico: Informações relevantes sobre seu público são coletados a todo momento, com base nestas informações são definidas as próximas implementações afim de enganjar e aproximar ainda mais do seu público alvo.
  • Design atualizado: Através da metodologia ágil de Growth-Driven Design seu site estará lado a lado com as principais tendências de comunicação visual mais adequadas para o nicho de mercado da sua empresa, o que irá proporcionar uma melhor experiência de navegação para seus potenciais clientes.
  • Integrado com Inbound Marketing: Através do GDD é possível priorizar as necessidades dos potenciais clientes sempre com foco no aumento das conversões, desta forma seu público fica mais engajado com conteúdos sempre relevantes além de ficar ainda mais fácil entender o que eles buscam afim de potencializar, atrair e converter ainda mais leads para seu negócio. Além disto pode-se sempre organizar o site de acordo com as campanhas ativas nas principais mídias sociais.

Em resumo, um projeto bem estruturado de GDD possui duas fases sendo a primeira responsável pelo planejamento inicial. Neste planejamento inicial pode-se criar duas etapas sendo a primeira responsável por  definir os objetivos e metas sempre baseado no estudo das buyer personas, além realizar um briefing completo definindo conteúdos, páginas, ferramentas que deverão ser integradas ao projeto e funcionalidades importantes.

Já a segunda etapa desta fase de planejamento inicial será responsável pelo lançamento da versão inicial do site que estará apto a atrair potenciais clientes. Esta primeira fase não irá se repetir pois ela serve apenas como um ponto de partida, o alicerce de todo ciclo.

Já a segunda fase pode-se ser dividida em 4 etapas com foco nas buyer personas, esta fase nunca terá fim, seu ciclo de vida será reiniciado a cada 60 dias e suas etapas são:

  • Planejamento: Aqui verificamos se as metas e objetivos da primeira fase estão sendo aplicadas, revisamos a perfomance do site e incluímos novas sugestões de melhorias futuras.
  • Desenvolvimento: Nesta etapa é realizado o desenvolvimento e entrega das melhorias que foram definidas na etapa de Planejamento.
  • Aprimorar: Após a implementação das melhorias é realizado uma analise dos novos resultados, nesta etapa pode ser removido alguns recursos ou itens que não surtiram efeitos ou simplesmente criar novas atualizações ou lançar novos elementos, além de melhorar e aplicar novas estratégias de conversão.
  • Banco de Informações: Toda alteração/melhoria efetuada é então documentada para um melhor controle sobre todas as velhas e novas implementações.

Sendo assim podemos afirmar que através do Growth-Driven Design pode-se organizar o projeto do site de uma forma que venha a causar maior impacto no potencial cliente, além de produzir, diariamente, resultados mais alinhados com o objetivo da empresa.

E caso tenha interesse em conversar mais sobre este assunto basta nos enviar uma mensagem através do formulário abaixo:

QUERO RECEBER UMA CONSULTORIA SOBRE GDD


No mais fico por aqui, e se este artigo te ajudou de alguma forma ou se você tem algo a dizer sobre o que vimos até aqui, deixe seu comentário abaixo ou simplesmente compartilhe nas redes sociais para que venha a ajudar outras pessoas.

Um abraço e até o próximo artigo.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

Veja Também!

Outros artigos que podem te interessar