Meu Carrinho
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!
X

Envie sua Mensagem

Aguarde, enviando contato!

Topo

[email protected] | (31) 99942-9706
MENU

Email marketing, o que é, e o que você não deve fazer

Descubra o que é email marketing e como aplicar técnicas otimizadas que podem impulsionar os resultados do seu negócio.

Por Herman Monteiro dia em Blog

Email marketing, o que é, e o que você não deve fazer
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp

Email marketing é uma estratégia de marketing digital que proporciona uma forma de interagir com seu público alvo através do envio de mensagens de email, seja manual ou automaticamente. O objetivo final é a conversão em vendas de algum produto ou serviço. Esta conversão é possível através do fluxo de nutrição dos leads durante o funil de vendas.

Existem atualmente no mercado, várias ferramentas de automação e serviços cuja finalidade seja o envio de conteúdo relevante através de email. Dentre estas ferramentas podemos citar o Mautic e o Active Campaign.

Em resumo, Mautic é uma poderosa ferramenta de acompanhamento e nutrição de leads, através dele é possível planejar, organizar e disparar campanhas de marketing através de email.

Muito se pergunta sobre qual a melhor estratégia para se iniciar bem uma automação de marketing utilizando email e assim obter excelentes taxas de aberturas. 

Em resposta a esta pergunta, eu sempre digo para o cliente que o processo de nutrição de leads para uma determinada campanha deve-se começar no mínimo com 30 dias de antecedência. 

Este processo de "aquecimento do lead" é importante para que o seu contato não receba uma oferta de compra ainda quando estiver com pouco interesse no produto ou serviço ofertado.

Importante: Uma campanha de aquecimento e vendas não deve ser definida e enviada através de newsletter! Caso você não saiba, newsletter é uma espécie de "boletim informativo" cujo principal objetivo é a divulgação de conteúdos diversos ou avisos de sua empresa.

Existem algumas boas práticas básicas que ajudam a iniciar uma boa campanha de email marketing, confira agora 3 dicas práticas sobre a rotina de captação, engajamento e nutrição de leads:

01 - CAPTURE E-MAILS

Disponibilize campos de captura de e-mail em todas as páginas do seu site ou loja virtual. Sabemos que cada página individualmente representa uma oportunidade de conversão. Isso não se aplica apenas para as vendas, mas também para capturar os e-mails de potenciais clientes do seu negócio e assim poder cadastrá-los em sua newsletter.

Estes podem se tornar seus futuros clientes, e uma vez que já estejam em seu site ou loja e concordaram em deixar o seu e-mail, é porque desejam continuar a receber novidades ou ser informados sobre os conteúdos que você publicar. 

Você também pode divulgar uma página de captura através das mídias sociais como Facebook, Instagram ou Twitter. Todos sabemos, que nos dias atuais, as redes sociais tem se tornado um mar de oportunidades para novos negócios.

Aproveite estas oportunidades pois são mais baratas e você ainda pode convencer esse lead a se tornar um novo cliente. E depois, se trabalhar bem a nutrição e engajamento, ele ainda pode se tornar um cliente recorrente.

É muito melhor ter clientes recorrentes do que se preocupar em sempre ter que trazer novos clientes para o seu negócio.

Então foque em gerar conteúdo de qualidade para transformar o lead em cliente e depois, em um recorrente.

02 - ORGANIZE SUAS LISTAS

Após realizar a captura dos leads, é muito importante organizar cada um deles, identificando por exemplo qual foi a origem destes contatos. Uma boa prática é criar e organizar diversas listas segmentadas de acordo com o interesse do lead.

Se tratando de automação de email, segmentar seus contatos é um fator de grande importância para poder identificar qual o tipo de interesse destes leads e assim poder enviar o conteúdo certo na hora certa. O Resultado é o aumento da taxa de leitura e consequentemente mais conversões e vendas.

Cada ferramenta de automação possui suas próprias funcionalidades e a maneira que você organiza suas estratégias, leads e campanhas em uma delas pode não ser a mesma utilizada na outra, agora vou mostrar um exemplo de boa segmentação de leads utilizando a ferramenta Mautic.

Confira alguns tipos básicos de segmentação que utilizamos em todos os projetos de email marketing de nossos clientes:

  • Abriu email recentemente: Esta lista armazena todos os leads que abriram emails recentes que foram enviados, desta forma teremos um controle sobre a quantidade de contatos que estão engajados e ativos em nossa automação.
  • Contatos ativos: Esta lista armazena contatos que estão ativos e engajados com seu conteúdo, seja através de email ou acessos nas páginas do seu site/blog.
  • Contatos Inativos: Neste segmento podemos manter todos os leads que receberam uma certa quantidade de emails e não executaram nenhuma ação mesmo após receber diversos tipos de email diferentes. 

        É muito importante se atentar para esta lista pois eles se tornam Spam traps e              podem influenciar negativamente na taxa de entrega.

  • Cancelados/Bounces: Nesta lista podemos segmentar todos os contatos que clicaram no link de unsubscribe (cancelamento de inscrição) ou que o sistema SMTP detectou como bounce. É muito importante identificar estes contatos para que você não envie mais email para eles.
  • Não abriram email recentemente: Através deste segmento podemos verificar quem são e quantos são os contatos que já estiveram ativos em outro momento mas que agora não estão mais abrindo e interagindo com os emails enviados.

03 - E-MAILS AUTOMATIZADOS

Utilizado nos sites e lojas virtuais de maior sucesso no mundo, o gerenciamento automatizado de e-mails tem se tornado uma das mais importantes estratégias de marketing e conversão. Sua praticidade e eficiência permite que você interaja com seu cliente na hora em que ele estiver mais propício para compra.

A automatização de e-mails permite que você configure previamente o fluxo de mensagens que o seu cliente irá receber, escalonadas a partir do cadastramento dele na lista.

Em algumas ferramentas (Ex.Mautic ou Active Campaign) também são chamados de auto-responders. Depois de configurada as mensagens que serão disparadas e os períodos, é só observar a ferramenta trabalhar a seu favor.

PS: Após disparar um email pelo Mautic, ele oferece relatórios bem claros sobre o conteúdo enviado. 

 Email marketing, o que é, e o que você não deve fazer

Imagem: Exemplo de relatório de email automático enviado

 

O QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER QUANDO ENVIA EMAIL MARKETING

Nutrição de leads é a base para manter uma boa conversão que resulta em mais vendas para sua empresa, não é fácil construir e manter relacionamento com clientes potenciais ou pessoas interessadas no seu produto ou serviço.

Por este motivo é muito importante que você evite ao máximo o contato a todo momento e só envie emails que são realmente necessários, tendo algo de valor real para seus leitores.

Enviar uma quantidade alta de e-mails aos seus leads pode ter um efeito de "tiro pela culatra" e fazer com que seus leads removam o cadastro do seu newsletter apenas por se sentirem incomodados.

Se você utiliza autoresponders (sequências de e-mails automáticas) é muito importante dar um limite de alguns dias entre um e-mail e outro. Três a quatro dias é um bom número.

Outro fator de grande importância é relacionado a origem de seus contatos, em hipótese alguma compre listas de email de terceiros pois esta prática pode ser considerada como SPAM porque você estará enviando conteúdo para pessoas que não se cadastraram por vontade própria. 

Mesmo os leads que se cadastram em seus formulários devem passar por uma validação, é o que chamamos de opt-in, caso você não saiba, opt-in consiste em validar todos os cadastros antes de mantê-los ativos na automação.

Para isto, é necessário enviar um email de confirmação logo após o lead se cadastrar, logo que ele abre o email e clica no link de confirmação é enviado uma notificação para a automação que valida o cadastro e o adiciona em alguma lista relacionada. 

Se o contato não abrir e clicar no link, então ele não é cadastrado na automação. Com isto você garante uma lista de contatos confiável e legítima.

Outra ação que não deve ser realizada é o envio de grandes quantidades de email de uma única vez, antes de iniciar o envio para grandes quantidades de contatos é necessário aquecer a lista enviando email para grupos pequenos.

Ainda sobre a limpeza da lista de emails, existem várias ferramentas na web que fazem a validação dos contatos. Basta importar as listas nestas plataformas e aguardar a validação, ao final do processo, elas entregam uma lista validada contendo apenas contados válidos.

Por fim, a dica mais importante de todas relacionada a automação é: Sempre teste suas campanhas/automações antes de ativá-las, assim, você evita erros durante o ciclo de atividades da campanha.

E caso queira aumentar/segmentar e nutrir sua lista de contatos, saiba que nós utilizamos as melhores técnicas de email marketing aplicadas em seu projeto além de oferecer soluções completas em outras áreas do Marketing Digital.

Tenha a possibilidade de impulsionar os resultados do seu negócio, você consegue imaginar o mar azul de oportunidades que te espera após obter um relacionamento frequente com seus potenciais clientes através de email marketing?

 

QUERO IMPULSIONAR OS RESULTADOS DO MEU NEGÓCIO!

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos e aproveite também para conhecer todos os nossos serviços relacionados a Marketing Digital

Você também pode solicitar um atendimento através do WhatsApp: (31) 99942-9706

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo!

Posts Relacionados

Leia Outros conteúdos relacionados a este mesmo assunto