Meu Carrinho
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!
X

Envie sua Mensagem

Aguarde, enviando contato!

Topo

[email protected] | (31) 99942-9706
MENU

Como Funciona Os Robôs de Busca do Google

É importante saber como funciona os robôs do Google para seu site conseguir boas classificações e aparecer na primeira página dos resultados de busca.

Por Herman Monteiro dia em Blog

Como Funciona Os Robôs de Busca do Google
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp

Olá! Acabo de receber a ligação de um cliente. Ele precisa melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca da internet, como o Google e Bing. Então, expliquei como funciona os robôs do Google.

No entanto, percebi que ele ficou com várias dúvidas sobre as estratégias de SEO que devem ser aplicadas para ampliar os acessos ao seu site. Diante disso, resolvi escrever esse artigo para falar mais sobre esse assunto e explicar que há duas formas de conseguir tráfego qualificado para um site: o tráfego orgânico e o tráfego pago.

Mas, antes de qualquer coisa, você precisa saber como funciona o mecanismo de busca do Google.

Google é a biblioteca e seu robô de busca é o bibliotecário

Imagine uma biblioteca gigantesca com um catálogo de livros de diversos tipos, tratando de variados assuntos. Sem dúvida, essa biblioteca precisa de alguém para organizar seus exemplares e catalogar tudo de acordo com o tipo de cada livro.

Nessa comparação, o Google em si é a biblioteca e seu robô de busca é o bibliotecário. Esse robô rastreia a internet em busca de páginas para incluir em seu índice. Logo após realizar a busca, ele processa as pesquisas feitas pelos usuários e entrega o resultado na primeira página do Google.

Geralmente, apresenta as melhores combinações que existem em seu catálogo. No entanto, durante esse processo de escolha das melhores combinações existem alguns detalhes que servem para afunilar os resultados e entregar apenas conteúdo de qualidade e engajado com o termo de pesquisa.

Mas, para que isso aconteça existem algumas técnicas que podem ser aplicadas em seu site para que seja um dos "escolhidos" a aparecer na primeira página do Google.

Essas técnicas vão além de apenas gerar conteúdo para o site através de artigos relacionados, é preciso ter um código semanticamente organizado de acordo com os padrões da W3C (o W3C tem como missão Conduzir a World Wide Web para que atinja todo seu potencial, desenvolvendo protocolos e diretrizes que garantam seu crescimento de longo prazo).

A seguir, explico melhor sobre algumas técnicas que, quando aplicadas de forma correta podem elevar qualquer site nas buscas no Google, confira!

Seu site tem Sitemap?

Sitemaps: Sitemap é o mapa de todo seu site, nele consta todas as páginas do domínio de sua empresa. A função do Sitemap é fazer com que os robôs do Google façam uma indexação completa de todas as páginas do seu website.

Para saber se seu site possui um sitemap, basta digitar na barra de endereços da seguinte forma:

www.digiteaquionomedoseusite.com.br/sitemap.xml

Caso seu site não possua um sitemap, os robôs do Google só poderão descobrir seu site através dos links de cada página. No entanto, esse é um processo demorado, que não é executado com tanta frequência.

Fatores importantes para os robôs do Google

Agora vamos destacar algumas técnicas de SEO que podem melhorar os acessos ao seu site. Assim, fica mais fácil você saber o caminho para a primeira página do Google.

Palavras-chave 

Através da definição de palavras-chave você poderá obter mais visitas ao seu site. Portanto, a seleção das melhores palavras-chave para o seu negócio é fundamental e não deve ser realizada sem planejamento.

A dica é definir quais serão as palavras-chave do seu negócio e aplicá-las no conteúdo do seu site. Para descobrir os termos mais pesquisados nas buscas no Google utilize a ferramenta Insights for Search.

Descrições de páginas

A descrição das páginas do seu website é algo de extrema importância e deve ser tratado com bastante atenção. Isso porque muitas vezes essa descrição é exibida no link que o Google entrega nos resultados de busca, logo abaixo do título da página.

Portanto, é fundamental ter uma descrição condizente com seu conteúdo ao invés de utilizar uma descrição genérica. Aqui, você também deve implementar uma ou duas palavras-chave no texto. Para uma boa prática de SEO, evite uma descrição com mais de 150 caracteres.

Nomenclaturas de títulos

Os robôs do Google dão muita importância a esse detalhe. Essa informação é exibida em destaque em cada link apresentado nos resultados de busca. Ele também é muito importante do ponto de vista do usuário.

Como boa prática SEO, tente implementar pelo menos uma ou duas palavras-chave no título de suas páginas.

Robôs do Google gostam de URLs amigáveis

URLs amigáveis são aquelas de fácil compreensão para todos nós e para os buscadores, tanto que assim que você vê já entende do que se trata a página. Para entender melhor, a cada página que você cria em seu site, o endereço principal ganha uma extensão definindo o título da página.

URL amigável é talvez um dos pontos mais importantes para o SEO do site atualmente. Faça um teste assim que terminar de ler este artigo, pesquise por algo no Google e observe os resultados da busca, aqueles que aparecem na primeira página do Google sempre têm URL amigável. Veja alguns exemplos:

https://www.agenciaaeros.com/artigo/03-dicas-de-ouro-sobre-como-alcancar-mais-clientes

https://www.agenciaaeros.com/artigo/descubra-o-passo-a-passo-para-criar-uma-loja-virtual

https://www.agenciaaeros.com/artigo/entenda-porquer-criar-um-site-responsivo-para-sua-empresa

Formatação de conteúdo

Palavras com negrito, sublinhado e itálico recebem uma atenção especial dos robôs do Google. Portanto, nunca se esqueça de destacar as palavras-chaves que existem no conteúdo de suas páginas ou artigos.

Texto dos links: Texto âncora refere-se ao texto dos links de uma página que leva o seu visitante para outra página. Então, em vez de dizer ao visitante “clique aqui” no conteúdo da sua página, inclua uma palavra-chave em seu texto âncora.

Além disso, sempre que utilizar um link em seu site que irá redirecionar o visitante a outro site, lembre-se de utilizar ou cobrar do desenvolvedor que mantenha na tag <a> o atributo “rel” parametrizado como "nofollow", que nada mais é do que dizer ao robô do Google para permanecer em seu site ao invés de seguir o link informado.

Frequência de rastreamento

Diferentes tipos de conteúdo são rastreados em taxas diferentes. Por exemplo: conteúdos considerados "novos", como sites de notícias serão rastreados com frequência. 

Isso porque tem alta autoridade e podem ser rastreados a cada poucos segundos! Os sites de comércio eletrônico que alteram frequentemente produtos e preços também podem ser considerados novos e rastreados com frequência.

Uma página de destino de um serviço ou empresa que não muda será rastreada com menos frequência para reservar recursos do sistema. Sites com spam ou quebrados raramente são rastreados e talvez nunca sejam se receberem uma penalidade.

O que os robôs do Google estão rastreando?

Rastreamento é a coleta de dados realizada pelos robôs do Google para preencher o índice de pesquisa. Ele apenas preenche o índice e não o classifica. A classificação ocorre posteriormente, usando indicadores de qualidade.

Em seguida, falaremos mais sobre isso. O rastreamento acontece de duas maneiras: sob demanda porque um webmaster enviou um mapa do site, ou organicamente porque foi direcionado por um link de um site diferente (daí um dos poderes dos backlinks).

Bom conteúdo é suficiente para os robôs do Google?

Sem dúvida, conteúdo de alta qualidade deve ser o seu objetivo principal. Essa é uma boa orientação a seguir, mas infelizmente, produzir conteúdo útil para o seu público-alvo não é suficiente.

Muitas vezes, bons sites de conteúdo que cumprem todas as regras do Google são rebaixados após alguma atualização. Portanto, a dica é criar conteúdo exclusivo e de alta qualidade, mas também é preciso seguir as estratégias recentes de SEO.

Indicadores de qualidade

De acordo com o Google, indicadores de qualidade são o que determina o valor do seu site. Por exemplo:

o rápido desempenho da página, taxas de rejeição, taxas de CTR, facilidade de uso em dispositivos móveis, backlinks de alta qualidade e estrutura adequada. Além disso, bom conteúdo escrito que seguem regras (sem spam etc.), fazem parte de mais de 200 indicadores de qualidade incluídos para a classificação de um site na primeira página do Google.

Cada sinal de qualidade é calculado para gerar uma pontuação oculta que apenas eles conhecem. Quanto maior a pontuação, melhores as chances de obter uma classificação alta para um termo de pesquisa. Mas, os fatores de classificação mudam com frequência. 

A estimativa atual é que os backlinks continuem sendo um indicador significativo, bem como qualquer coisa a ver com dispositivos móveis e desempenho. Portanto, ter um site responsivo que roda tanto em desktop quanto em dispositivos móveis é um ótimo indicador de qualidade para os robôs do Google.

Quando você incorpora designs responsivos feitos por uma empresa com experiência comprovada, a tendência é não ter problemas. Assim, você poderá oferecer uma experiência muito melhor aos seus clientes, seja um site de comércio eletrônico ou um site comum.

Certamente, os usuários poderão desfrutar de todos os recursos sem problemas. O Google também se preocupa com a indexação em dispositivos móveis. Basicamente, isso significa concentrar seus esforços em tornar seu conteúdo o mais acessível possível para usuários de dispositivos móveis.

E é isto ai, estas foram as dicas rapidas de hoje!

Gostou deste conteúdo? Se sim, então compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário abaixo.

E caso queira Conquistar muito mais clientes ao ser encontrado no Google, saiba que a Aeros Agência Digital além de utilizar as melhores TÉCNICAS DE SEO aplicadas em seu projeto também oferece outras soluções de MARKETING DIGITAL para impulsionar os resultados do seu negócio na internet.

Imagine o poder destas duas estratégias aplicadas em seu site ou loja virtual?

QUE RECEBER O CONTATO DE UM ESPECIALISTA!

PS: Você também pode solicitar um atendimento através do WhatsApp -> (31)99942-9706


No mais fico por aqui, um abraço e bons negócios!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo!

Posts Relacionados

Leia Outros conteúdos relacionados a este mesmo assunto