Meu Carrinho
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!
X

Envie sua Mensagem

Aguarde, enviando contato!

Topo

[email protected] | (31) 99942-9706
MENU

Como criar curso online hoje mesmo, passo a passo

Neste artigo você vai aprender como criar um curso online de sucesso. Saiba que o processo não exige muito dinheiro.

Por Herman Monteiro dia em Blog

Como criar curso online hoje mesmo, passo a passo
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp

Está pensando em dar aulas através da internet, mas não sabe por onde começar? Ao contrário do que pensa muitas pessoas, o processo de criação de cursos online não exige muito dinheiro. 

Portanto, se você souber como criar curso online poderá atrair alunos como um ímã. Embora o dinheiro possa ser usado para acelerar determinadas etapas da criação de cursos online, ele não é um fator determinante para o sucesso. Os fatores realmente cruciais para o seu curso ser bem sucedido começa desde a escolha do tema até a maneira de criar uma plataforma EAD.

O que é EAD?

Então, se você deseja entrar no universo dos cursos online precisa saber o que é EAD. Essa sigla significa “ensino a distância", ou seja, você dará aulas através da internet. Esse método tem sido amplamente usado na área da educação, mas também por pessoas que tem algum conhecimento para compartilhar.

Você pode tratar de qualquer assunto em um curso online, por exemplo: culinária, desenvolvimento pessoal, treinamento físico, investimentos, etc. Para isso, basta saber organizar as informações da forma correta para garantir um bom aprendizado aos seus alunos.

Portanto, você deve utilizar uma plataforma EAD segura e prática para armazenar seu conteúdo de ensino. Assim, os alunos terão acesso facilmente as matérias.

O que é plataforma EAD?

Agora que você já sabe o que é EAD precisa saber o que é e como funciona uma plataforma EAD. Estamos falando de um sistema de gerenciamento de aprendizado baseado em um software que facilita o compartilhamento de informações para um grande grupo de pessoas.

Sem dúvida, a plataforma EAD é uma solução completa de tecnologia de aprendizado. Na plataforma EAD é possível haver interação entre os instrutores e os alunos. Além disso, podem ser realizados debates, reprodução de vídeos e áudios. Os materiais podem ser desenvolvidos em formato PDF, Word, Excel entre outros e compartilhados com os alunos.

Agora você deve estar se perguntando como criar uma plataforma EAD. A dica é contratar um serviço especializado para garantir total suporte ao conteúdo do seu curso online, com venda de cursos integrado a meios de pagamentos eletrônicos como o Pag Seguro ou Pagar.me.

Além disso, sua plataforma deve ter um sistema de assinaturas no qual você possa receber o pagamento dos alunos em débito automático no cartão de crédito. Saiba mais. Confira agora os primeiros passos para a criação de um curso online.

Alguns recursos e funcionalidades de uma plataforma EAD

  • Clube de assinaturas;
  • Vendas de cursos;
  • Cupom de desconto;
  • Cursos, módulos e aulas;
  • Suporte ao aluno;
  • Emissão de certificado;
  • Lives (ao vivo);
  • Sistema financeiro;
  • Avaliação de alunos;
  • Painel do aluno;
  • Chat online.

1 - Como criar curso online?

Planejar é uma regra que vale para qualquer negócio. Portanto, seu plano de como criar curso online deve começar com a escolha do tema. A matéria do curso determina seu público, seu método de ensino e muito mais fatores. 

É importante que você defina um assunto específico na fase inicial da criação do seu curso online. Então, seja o mais específico possível. Os alunos ficam sobrecarregados com grandes quantidades de informações em um único curso. 

E, do ponto de vista da rentabilidade, é uma ideia ainda pior. Sem dúvida, um curso de curta duração permite vender mais.

Você é especialista no assunto?

Primeiramente, você deve ter certo conhecimento no assunto que pretende ensinar. Ter qualificações reais para mostrar aos seus alunos faz uma grande diferença para garantir mais confiança.

No entanto, nem sempre é necessário ser um especialista no assunto para ensinar outras pessoas. Por exemplo, se você costuma fazer investimentos na Bolsa de Valores e deseja compartilhar seus conhecimentos com outras pessoas, mesmo não sendo um especialista no assunto, pode criar um curso online.

Existem muitos cursos online de enorme sucesso, criados por instrutores com conhecimento no nível iniciante. Portanto, credibilidade e autoridade são coisas que podem ser desenvolvidas, trabalhe nisso! É preciso lembrar que você não deve escolher um assunto muito restrito.

Por exemplo: desenvolver um curso intitulado "O melhor guia para a pesca de Dourado no rio" pode parecer uma ótima ideia a princípio. Afinal, você tem décadas de experiência como pescador e se considera especialista no assunto. No entanto, você pode ter dificuldade de encontrar alunos para esse curso, já que poucas pessoas procurarão por esse assunto. 

Aqui está uma dica: em vez de tentar adivinhar o que os alunos querem, vá direto aos dados. Use ferramentas como o Google Trends para ver que tipo de cursos as pessoas estão pesquisando. A profundidade também afeta os assuntos. Para usar nosso exemplo anterior de pesca, pense em algo como: “O guia do iniciante em pesca”.

Assim, deve ser mais fácil para os alunos iniciantes entenderem. Portanto, não se aprofunde nos detalhes avançados desse curso. Acima de tudo, você deve se concentrar em transmitir os pontos básicos aos alunos, ou seja, apenas uma introdução. Por outro lado, um “Guia para a pesca de Dourado”, pode ser um curso mais curto e resumido, pois é destinado a um público avançado que já conhece o básico da pesca.

A profundidade ideal depende muito do público-alvo para o qual você está desenvolvendo o curso.

2 - Identifique o público-alvo do curso online

Depois de saber como criar um curso online e escolher o tema, agora é hora de identificar seu público-alvo. Estamos falando de um grupo de pessoas para quem você está escrevendo. Mais uma vez, seja específico. 

Saiba que seu público-alvo não é "qualquer pessoa interessada no assunto do seu curso". Em vez disso, tente identificar os seguintes dados do seu público-alvo:

Idade: A idade média dos alunos online é 30 anos. Dependendo do tema do curso, esse número pode ser diferente. Ajuste sua escrita e ensino de acordo com a faixa etária.

Sexo: Em média, os cursos online são procurados mais por mulheres (53%) e homens (47%). No entanto, em algumas disciplinas, como cursos de mecânica e setores da engenharia, a proporção pode mudar bastante, com mais homens interessados.

Nível de escolaridade: De acordo com pesquisas, a maioria dos alunos que procuram cursos online tem diploma de nível superior. Portanto, ajuste seu curso para corresponder ao nível educacional do seu público-alvo.

Identificar todos esses dados demográficos nem sempre é um processo simples. Por isso, se estiver com problemas, tente usar as redes sociais para pesquisar seu público-alvo. Entender como funciona os pixels do Facebook poderá te ajudar nesta tarefa.

3 - Como criar curso online de forma atrativa

Depois de determinar o que você quer ensinar e o perfil dos seus futuros alunos, está na hora de começar a criar o curso online. O que significa que você precisa reunir seus conhecimentos. Então, você deve saber o suficiente para ensinar uma pessoa iniciante.

No entanto, o conhecimento por si só não é suficiente. Você também precisa saber como criar curso online de maneira que faça sentido para o aluno, que ele consiga entender.

Portanto, apenas despejar um monte de conteúdo não é a melhor forma de ensinar. Saiba que com a estrutura certa e conexões adequadas, você pode ensinar com facilidade, e o aluno poderá entender o que você está tentando transmitir a eles.

4 - Como criar curso online? Comece com um esboço 

Então, você já tem todo o conteúdo organizado, certo? Agora é hora de pensar em como você entregará esse conhecimento aos alunos.  Você sabe o que vai ensinar, mas agora precisa decidir como vai ensinar.

Simplificando, é assim que você pode criar um esboço para o seu curso online:

Identifique o resultado da aprendizagem: Pergunte a si mesmo: Depois que meus alunos concluírem este curso, o que eles terão aprendido? Que habilidades eles podem usar agora?

Liste as habilidades necessárias para alcançar o resultado da aprendizagem: Para criar um esboço eficaz do curso online você precisa determinar quais são as principais habilidades que os seus alunos devem aprender. Aqui você dede estabelecer o resultado da aprendizagem.

Use a lista de habilidades para criar módulos de curso: Depois de criar uma lista de verificação das habilidades, você pode começar a criar módulos de aula online. Mas, evite sobrecarregar seu curso com mais conteúdo do que o necessário.

Defina metas de aprendizado para os módulos: De fato, um dos componentes mais importantes da criação de um curso online é definir uma meta de aprendizado. No entanto, há mais do que isso. 

Todo curso online consiste em várias seções, e cada seção precisa ter uma meta de aprendizado clara.

5 - Benefícios de uma plataforma EAD 

Então, como citamos você precisa utilizar uma plataforma EAD para armazenar seu conteúdo. Sem dúvida, ter uma Plataforma EAD tornará tudo mais fácil para você apresentar suas lições. 

A dica é usar mais de um tipo de conteúdo além do texto, por exemplo: vídeo e imagens. De fato, as palestras clássicas consistem em texto. Claro, isso pode ser muito chato. Portanto, uma boa dica é usar outros recursos de aprendizado, estimulando o aluno visualmente.

Isso significa fotos e vídeos. O uso de chat online para a comunicação com os alunos também é um recurso importante, além da integração direta com o WhatsApp para facilitar a comunicação.

Portanto, uma boa plataforma EAD deve ter todos os recursos necessários para o envolvimento dos alunos. Isso tornará seu curso online um sucesso!

E é isto ai, estas foram as dicas rapidas de hoje!

Gostou deste conteúdo? Se sim, então compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário abaixo.

E caso queira Conquistar muito mais clientes ao ser encontrado no Google, saiba que a Aeros Agência Digital além de utilizar as melhores TÉCNICAS DE SEO aplicadas em seu projeto também oferece outras soluções de MARKETING DIGITAL para impulsionar os resultados do seu negócio na internet.

Imagine o poder destas duas estratégias aplicadas em seu site ou loja virtual?

QUE RECEBER O CONTATO DE UM ESPECIALISTA!

PS: Você também pode solicitar um atendimento através do WhatsApp -> (31)99942-9706


No mais fico por aqui, um abraço e bons negócios!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo!

Posts Relacionados

Leia Outros conteúdos relacionados a este mesmo assunto